Esse artigo é de autoria de um de nossos cdc's do Facebook, #YuYui (Gabriel Ulbrich). Créditos totais a ele.
Pois bem, nesse artigo irei comentar um
pouco a respeito das novas cartas do arquétipo, o possível motivo
de suas criações e a posição do deck de D/D em relação à
mecânica de Pendulum.
Já de inicio deixarei claro de que
muitas das coisas apresentadas aqui são apenas especulações e
análises pessoais realizadas por mim. Sem mais delongas...
Forbidden
Dark Contract with the Swamp King
Spell Continuous
Spell Continuous
Once
per turn: You can Special Summon 1 "D/D/D" monster from
your hand in Defense Position, but its effects are negated. Once per
turn: You can Fusion Summon 1 Fiend-Type Fusion Monster from your
Extra Deck, using monsters from your hand or field as Fusion
Materials, including a monster Special Summoned by this effect. Once
per turn, during your Standby Phase: Take 2000 damage.
A princípio essa carta aparenta ser
uma "evolução" dos Dark Contract (do Dark Contract
with the Swamp King para ser mais preciso), e isso se deve ao
fato da carta não ser apenas um Dark Contract, mas sim um
Forbidden Dark Contract. Outro motivo aparente é o fator da
carta causar 2000 de dano ao invés de apenas 1000 – como é o caso
de todos os outros Dark Contract.
Após temos isso em mente, uma dúvida
irá surgir:
"Se essa carta pode ser mesmo
considerada uma 'evolução' da Dark Contract with the
Swamp King, por que de certa forma seu efeito é bem mais
limitado? Afinal, você não poderá utilizar monstros do seu
cemitério para realizar a Fusion summon."
Se olharmos de uma maneira diferente,
chegaremos à conclusão de que na verdade essa carta se trata de uma
Dark Contract with the Swamp King com um objetivo um pouco
diferente. Qual seria ele? Para responder isso entraremos em alguns
pontos específicos sobre o arquétipo.
A Pendulum Zone não é
o palco principal dos astrônomos
D/D é um arquétipo que possui quase
todos os métodos de invocação (com exceção de Ritual), porém o
arquétipo utiliza majoritariamente apenas as três invocações
principais: Synchro, Xyz e Fusion.
Ao que tudo
indica a Konami atualmente está se focando em um método de
invocação que não é tão utilizado assim no deck. Isso mesmo,
Pendulum. Isso fica bem claro se observarmos atentamente as últimas
ações da empresa em relação ao arquétipo (vide Pendulum
Domination e algumas cartas recentemente anunciadas).
Nesse instante
você irá olhar para esse texto e dizer:
“Oras, mas o
arquétipo não é formado majoritariamente por Pendulum Monsters?”
Sim, porém tais
Pendulum Monsters se sobressaem sendo utilizados em combos mais
vantajosos que o próprio arquétipo proporciona. Citarei um exemplo:
D/D
Savant Kepler
DARK
- Level 1 – Fiend-type – Pendulum Monster – Effect Monster –
Scale 10
Pendulum
Effect: You cannot Pendulum Summon monsters, except "D/D"
monsters. This effect cannot be negated. Once per turn, during your
Standby Phase: Reduce this card's Pendulum Scale by 2 (min. 1), then
destroy all monsters you control with a Level greater than or equal
to this card's Pendulum Scale, except "D/D" monsters.
Monster
Effect: If this card is Normal or Special Summoned: You can activate
1 of these effects. You can only use this effect of "D/D Savant
Kepler" once per turn. ● Target 1 other "D/D" card
you control; return it to the hand. ● Add 1 "Dark Contract"
card from your Deck to your hand.
Está aí um
monstro que você praticamente nunca irá optar por colocá-lo na
Pendulum Zone (exceto em casos muito específicos), afinal, além de
ter uma scale que decresce todos os turnos, o ponto forte do mesmo
está justamente no seu monster effect de buscar um Dark
Contract, o que possibilita inúmeros
combos.
Citarei alguns
exemplos:
Realize a summon
do Kepler (seja
por normal ou special summon) e
utilize seu efeito para buscar a Dark
Contract With The Gate. Em seguida
utilize a Dark Contract With The Gate
para buscar a D/D Lâmia.
Se você já realizou sua Normal Summon, ative o efeito da Lâmia no
qual a permite se invocar ao destruir a Dark
Contract With The Gate.
Pronto, com
apenas uma carta (Kepler)
você abriu uma possibilidade para dois tipos de invocação:
Você poderá utilizar a Lâmia
e Kepler
para realizar a Synchro Summon de um Formula
Synchro, por exemplo, resultando em
um synchro tuner em campo e um +1 na mão.
Ou você poderá
utilizar a Lâmia
e Kepler
para realizar a Xyz Summon de uma
Sylvan Princessprite, por exemplo.
Com seu efeito você poderá escavar uma carta do topo de seu deck;
Se for uma spell/trap - Dark
Contracts, por exemplo - você
poderá adicioná-la à sua mão, caso contrário envie-a para o
cemitério. Se nesse caso o monstro enviado for uma Necro
Slime, você ainda conseguirá
realizar uma fusion summon utilizando um dos materiais retirados para
a ativação do efeito da Princessprite
e a própria Necro
Slime.
"Se o Kepler
te possibilita fazer inúmeras jogadas, qual a vantagem de colocá-lo
na Pendulum Zone?"
Isso mesmo,
nenhuma. O que pode ocorrer são situações específicas onde você
possui um ou dois D/D/D Oblivion King
Abyss Ragnarok no extra deck, por
exemplo, e nesse caso a Pendulum summon irá te dar a possibilidade
de ter dois monstros de Level 8 em campo e um possível D/D/D que o
Ragnarok irá
trazer do cemitério. Mas mesmo assim você ainda terá a opção de
invocar o Kepler,
buscar a Gate e
buscar mais alguma carta que poderá resultar em outro combo (isso se
você não tiver seu efeito negado por uma Effect
Veiler, é claro).
![]() |
ARC-V One-Shot
|
Percebendo isso, algumas cartas foram
criadas justamente para suportar a Pendulum Summon no arquétipo,
sendo D/D Proud Ogre, D/D Proud Chevalier e até
mesmo os recentes D/D Savant Newton, D/D Savant Copernicus
e Dark Contract With Yamimakai alguns exemplos disso.
Porém no caso dos mais recentes, mesmo
tendo scales fixas, seus monster effects são bem mais vantajosos que
os Pendulum Effects, então de certa forma entramos no mesmo ponto do
Kepler.
Tudo têm seu preço
É evidente o fato de que a Pendulum é
uma invocação muito forte, e assim como os outros métodos de
invocação, a mesma possui um preço. Um dos grandes problemas da
mecânica de Pendulum é justamente esse, onde você toma -2 em sua
mão para poder invocar quaisquer monstros de sua mão e/ou extra
deck (desde que obedeçam a scales, é claro). Apesar disso,
justamente por ser uma mecânica muito forte, ela precisa ser cara,
porém quando isso acontece à mesma entra em ‘desuso’.
Em contrapartida, quando a mecânica de
Pendulum de torna relativamente ‘barata’ (vide Performapal
Monkeyboard), o jogo entra em colapso. O exemplo disso está aí
à disposição de todos, basta observarmos os resultados dos últimos
YCS para percebermos o quão esmagadora era a diferença entre os
decks em relação à essa mecânica.
Assim podemos concluir que o segredo
para manter as coisas em harmonia é a existência de algumas
restrições na mecânica, sejam elas as limitações do que as
próprias cartas podem invocar ou seu custo bruto.
Por exemplo, o
Qliphort Scout fazia praticamente o mesmo que o Performapal
Monkeyboard, senão até melhor, porém era restringido por
condições que lhe permitiam invocar apenas cartas do mesmo
arquétipo, e de certa forma é uma restrição ”justa” para uma
carta que faz a mecânica de Pendulum sair praticamente ‘de graça’.
Evidentemente D/D nunca iria ganhar um
Pendulum desse tipo, pois mesmo contendo restrições do que pode ou
não invocar, o arquétipo já possui a Dark Contract with the
Gate – uma buscadora.
De volta ao pacto
proibido
Entendido isso, agora voltaremos ao
ponto inicial para refletirmos a respeito do objetivo da Forbidden
Dark Contract with the Swamp King.
Seu primeiro efeito nos permite
invocar um D/D/D direto da mão – com efeitos negados e em posição
de defesa. Logo em seguida poderemos realizar uma Fusion Summon
utilizando obrigatoriamente o monstro invocado juntamente com outro
monstro em sua mão ou campo.
"Mas qual seria a vantagem em
primeiro invocarmos o monstro para apenas depois utilizarmos o mesmo
para a Fusion Summon?"
Não está claro? Se utilizássemos um
Pendulum Monster direto da mão como um material para a fusão, o
mesmo iria para o cemitério e não poderíamos mais invocá-lo
através uma Pendulum Summon. Claro, existem cartas que conseguem
contornar facilmente esse risco (Dark Contract with Yamimakai, D/D
Savant Newton e D/D Lilith, com o intuito de retornar o
monstro novamente à mão).
Seria Thomas Edson uma
possível solução?
Pouco antes de anunciarem a Forbidden
Dark Contract with the Swamp King, a Konami havia anunciado um
dos dois Pendulum Monsters utilizados por Akaba Reiji/Declan no
episódio de número 99 de Yu-Gi-Oh! ARC-V.
D/D
Savant Thomas
DARK
– Level 8 - Fiend-Type –Pendulum Monster – Effect Monster –
Scale 6
Pendulum
Effect: During your Main Phase: You can add 1 face-up "D/D"
Pendulum Monster from your Extra Deck to your hand. You can only use
this effect of "D/D Savant Thomas" once per turn.
Monster
Effect: You can target 1 "D/D" card in your Pendulum Zone;
any battle damage your opponent takes becomes halved for the rest of
this turn, also destroy that card, and if you do, Special Summon 1
Level 8 "D/D/D" monster from your Deck in Defense Position,
but its effects are negated this turn. You can only use this effect
of "D/D Savant Thomas" once per turn.
Só de observarmos seu Pendulum Effect,
percebemos que Thomas e a Forbidden Dark Contract with the
Swamp King possuem uma forte interação. Tal efeito irá lhe
permitir recuperar do extra deck o D/D/D utilizado na Fusion Summon. Além disso, podemos expandir mais
nossos horizontes e observarmos sua interação com os astrônomos.
Por ser um monstro de nível 1, na grande maioria das vezes
quando o D/D Savant Kepler vai para o extra deck, o mesmo fica
preso por lá até o fim da partida. E é nesse momento que Thomas
entra em cena para resgatar e nos permitir reaproveitar nosso querido
astrônomo (o mesmo vale para os outros astrônomos e Pendulum
Monsters também). Além disso, seu efeito auxilia um pouco a
mecânica de Pendulum.
Em minha opinião, um dos pontos
negativos da carta é justamente sua scale de número 6. É correto
afirmar que o arquétipo trabalha bastante com bosses (D/D/D) de
níveis altos no main deck (7 e 8), porém eu esperava algo mais
‘abrangente’, como nos astrônomos anteriores – que normalmente
seguem um padrão de scale 1 e 10.
Seu efeito de monstro é deveras
interessante também, nos permite fazer o boss D/D/D Duo-Dawn King
Kali-Yuga com pouco mais de facilidade. Podemos também
facilmente invocá-lo da mão ao utilizar o efeito de cemitério da
D/D Swiral Slime, ou invocá-lo direto da Pendulum Zone
através do Odd-Eyes Meteorburst Dragon, assim aproveitando
seus dois efeitos (Pendulum e Monster).
D/D ainda precisa caminhar um pouquinho
mais caso queira manter o total equilíbrio entre as quatro formas de
invocação, porém é inegável o fato de que o deck está evoluindo
cada vez mais, basta observarmos o fato de alguns Synchros estarem
entrando no extra deck do arquétipo, coisa que não era muito comum
anteriormente.
Então é isso pessoal. Se gostaram, não deixem de comentar, isso é muito importante. Agradeço ao YuYui pelo post, ficou muito bom. Curtam, compartilhem, mostrem pros amigos, e até a próxima!
A Nexus possui um grupo de redatores/as muito bom. Que excelentes artigos que nós estamos tendo recentemente. Continuem com o grande trabalho de vocês, gente.
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