4 / Light / 550 / 2600
Warrior / Xyz / Effect
2 or more Level 4 monsters
Once per chain, during either player's turn: You can detach 3 Xyz Materials from this card; Special Summon from your Extra Deck, 1 monster that is 1 Rank higher than this card, except a "Number" monster, by using this face-up card you control as the Xyz Material. (This Special Summon is treated as an Xyz Summon. Xyz Materials attached to this card also become Xyz Materials on the Summoned monster.) You can detach 7 Xyz Materials from this card; skip your opponent's next turn. During each End Phase: You can attach 1 "Stellarknight" card from your Extra Deck to this card as an Xyz Material. |
Para muitos amantes de Tellarknight, Ptolemaios talvez tenha sido visto como um patinho feio, principalmente depois do último Tellarknight Xyz lançado ser uma carta que ajudou tanto nas Machups do Deck contra Shaddoll e Burning Abyss, que até um tempo atrás(antes do The Secrets Forces) formavam junto de Qliphort o Big 3 do metagame. Stellarknight Constellar Diamond apesar de não ser o tema principal também vai ser abordado neste post também, mas vamos prosseguir com o tema por enquanto e depois eu explico mais sobre a ligação entre os dois de forma competitiva. Lembrando que Ptolemaios foi lançado recentemente no OCG no Booster Crossed Souls.
Curiosidades
O nome de Ptolemaios é derivado do modelo geocêntrico do universo de Claudius Ptolemy's, o requerimento de desanexar 7 materiais Xyz para usar o seu efeito de pular o turno do oponente é uma referência as 7 esferas que orbitam a Terra no modelo de Ptolemy's: a Lua, Mercúrio, Vênus, o Sol, Marte, Júpiter e Saturno.Ptolemaios é o uma forma evoluída de Constellar Sombre, ele possui 1000 de ATK a menos e 1000 de DEF a mais que o Sombre, possui os mesmos chifres e na parte inferior de sua arma esta anexada a mesma espada usada por Sombre, outro fato que reforça essa teoria é que Ptolemaios possui o mesmo orbe branco de Sophia, Goddess of Rebirth no centro de seu peito.
Ptolemaios faz parte dos bonzinhos do Duel Terminal, lutou lado a lado com Nekroz of Sophia como mostra a carta The Final Zefrassault, o que leva a crer que ele não é só mais monstro qualquer por lá(afinal seus descendentes vem lutando a muito tempo contra as forças malignas), além de que ele usou a Dragunity Divine Lance como flecha de seu arco, que após os eventos ocorridos transpassou El Shaddoll Anomalilith que tem seu corpo destruído como apresentado na carta Rising Void.
Possivelmente, Ptolemaious também é uma forma regredida de Stellarknight Constellar Diamond, visto que eles possuem as mesmas asas, compartilham de uma longa e loira cabeleira, e além de tudo o primeiro efeito de Ptolemaios permite que ele faça Rank-Up se tornando Diamond, o que leva a crer que é verídico. Para quem não sabe, Diamond já chegou a enfrentar Infernoid Onuncu como mostra a carta Eye of the Void, sendo que no momento atual os Infernoid são o maior problema do DT(lembrando que Anomalilith nada mais é que a fusão de Infernoid Lilith e El Shaddoll Shekhinaga). Diamond por sua vez é a fusão de Constellar Ptolemy M7(que é a união de todos os Constellar) e Gem-Knight Master Diamond(que é a união de todos os Gem-Knight), além de é claro os Tellarknight, lembrando que Ptolemy M7 já enfrentou uma batalha parecida, só que contra o vírus maligno Evilswarm, onde a batalha final entre eles foi representada em Infestation Terminus, onde Ptolemy M7 enfrenta Evilswarm Ouroboros.
Analisando a carta
Realmente, 3 materiais Xyz por um Rank 5 é muito considerando que na maioria das vezes você pode obter o mesmo efeito pretendido somente com 2, e o segundo efeito de Ptolemaios apesar de obter um bom resultado que é pular o próximo turno do oponente, possui um custo muito alto e inviável para esta época pelo menos, que são 7 MATERIAIS XYZ, apesar de que você pode obter novos materiais para o Ptolemaios pelo seu próprio efeito é algo muito lento que só é ativado na End Phase, é praticamente impossível conseguir tantos materiais antes do Ptolemaios ser retirado do campo, você teria que fazer a Xyz Summon do Ptolemaios usando 5 monstros como material Xyz para obter uma melhor chance de conseguir usar o seu mais poderoso efeito, e nós sabemos que continua sendo um custo muito alto considerando que você esta submetido a ser alvo de monstros, mágicas e armadilhas, é mais fácil você se ferrar nessa brincadeira do que conseguir algo, sendo que esse efeito nem é tão bom assim para dar a cara a tapa e tentar a sorte, é muito mais proveitoso fazer duas Xyz Summon de monstros de Rank 4, e até simplesmente deixar os monstros no campo sem usar eles como material de nada.
Bom, acho que vocês ainda devem lembrar que lá no começo do post eu cito uma ligação competitiva entre Ptolemaios e Stellarknight Constellar Diamond, provavelmente a maioria já deve ter suposto o que eu queria dizer, e claro que não estou falando de usar o efeito de Ptolemaios para invocar o Diamond e sim de usar a condição de invocação do Diamond para sobrepor o Ptolemaios como material! Possivelmente alguns de vocês já imaginavam isso, mas o principal marco do lançamento de Ptolemaios é que ele facilitou bastante a invocação de Diamond que é crucial nas matchups de Tellarknight contra Shaddoll e Burning Abyss principalmente, "Durante sua Main Phase 2, você pode Xyz Summon esta carta por usar um 'tellarknight' Xyz Monster que você controla como material Xyz". É claro que para Tellarknight isso ainda não chega a ser tão útil, afinal não era um sacrifício tão grande invocar um Stellarknight que necessita de 3 materiais Xyz para ser invocado, sem falar que geralmente o monstro invocado tem seu efeito aproveitado já que esses Xyz possuem ótimos efeitos, realmente, apesar de facilitar a invocação de Diamond nas matchups tendo só usado dois monstros para Xyz Summon Ptolemaios e posteriormente Diamond, ainda não é lá grandes coisas, mas um dos principais marcos de Ptolemaios não foi somente para Tellarknight e sim para Decks que façam Xyz Summon de Rank 4 em geral, mesmo considerando que um dos Stellarknight Xyz Monster pode ser invocado com 3 materiais genéricos, outros Decks menos favorecidos(e até alguns mais favorecidos) não conseguem esses materiais com tanta facilidade, e muitas vezes nem valia a pena ocupar 2 slots do Extra Deck sendo que você nem tinha garantia que poderia conseguir usa-los no momento que precisasse por falta de recursos e Ptolemaios resolve esse problema, como sua invocação é simples não é problema nenhum, então se você usa um Deck capaz de fazer Ptolemaios e costuma ter jogos complicados contra Shaddoll e Burning Abyss(entre outros) é uma tech bastante interessante 1 Ptolemaios + 1 Diamond no Extra Deck, pois Diamond consegue atrapalhar de forma muito eficiente Decks desse tipo, então é algo a levar em conta.
E aqui nós vemos as três cartas que fazem com que Ptolemaios se torne gigante em Tellarknight, fazendo valer seu nome de "Planetellarknight" que já dá a entender ser algo maior e mais imponente. Sinceramente, sem esses caras, Ptolemaios se tornaria uma carta bem dispensável em uma Build Tellarknight, porque o que os outros Xyz Rank 5 fazem é possível fazer com um Xyz Rank 4, e até de forma mais eficiente(como já dito antes), mas com Constellar Pleiades e Cyber Dragon Nova é diferente. Primeiro vou deixar claro, que estes usos são bem mais eficientes em uma Build Tellarknight que consegue fazer um rápido swarm de monstros de LV4, do que em outros Decks que você venha a usar, e o método de invocação de Ptolemaios para obter mais eficiência deve ser de 3 monstros como material Xyz, nada de depender de efeitos lentos e perder Stellarknight do Extra Deck que podem ser muito importantes.
Pleaides que já deve ter sido o terror de muita gente em alguns duelos, ele se destaca dos demais por ser único, durante qualquer turno você pode desanexar um material Xyz e retornar um carta no campo para a mão, o que é indispensável visto que funciona muito bem para retornar monstros de Extra Deck que voltarão para o Extra Deck novamente ao invés de voltarem a mão, o que faz o oponente acabar perdendo os recursos utilizados na jogada. E outro Rank 5 que vale muito a pena é Cyber Dragon Nova, mas calma, a realidade é que não é ele em si, e sim sua evolução Cyber Dragon Infinity que pode ser Xyz Summon da mesma forma que Stellarknight Constellar Diamond, só que sobrepondo um Cyber Dragon Nova, acho que é impossível vocês não terem notado o Inifinty já que foi uma carta que despertou o interesse de muitos jogadores, isto por ser considerado por muitos um Number 101: Silent Honor ARK + Shooting Quasar Dragon. Infinity uma vez por turno pode selecionar um monstro de face para cima no campo e torna-lo seu material Xyz, e também uma vez por turno pode desanexar um material Xyz para negar a ativação de uma carta ou efeito e destrui-la, agora sabemos de onde vem essa fama.
Ptolemaios no OCG se tornou um slot tão importante que as Decklists Tellarknight de lá passaram a usar 2 Ptolemaios, 1 Constellar Pleiades, 1 Cyber Dragon Nova e 1 Cyber Dragon Inifinity, e essa foi uma combinação muito eficiente por lá. Com certeza vale a pena testar, resta esperar que Ptolemaios dê as caras por aqui também, que deve acontecer em torno de Maio quando o Crossed Souls vai ser lançado por aqui, outra coisa que vale a pena torcer é que Cyber Dragon Infinity também dê as caras no World Superstars para que o Ptolemaios seja usado no seu nível máximo de competitividade.
Decklist
Main Deck
|
Extra/Side Deck
|
Monsters [12]:
[3] Satellarknight Altair
[3] Satellarknight Deneb
[3] Satellarknight Unokalhai [3] Satellarknight Vega
Spells [12]:
[3] Mystical Space Typhoon
[1] Raigeki [3] Reinforcement of the Army [3] Satellarknight Skybridge [1] Snatch Steal [1] Soul Charge
Traps [16]:
[1] Bottomless Trap Hole
[3] Breakthrough Skill [3] Call of the Haunted [2] Dimensional Prison [2] Oasis of Dragon Souls [3] Stellarnova Alpha [2] Vanity's Emptiness |
Extra Deck [15]:
[1] Castel, the Skyblaster Musketeer
[1] Constellar Pleiades [1] Cyber Dragon Infinity[OCG] [1] Cyber Dragon Nova [1] Evilswarm Exciton Knight [1] Gagaga Cowboy [1] Number 101: Silent Honor ARK [1] Number 80: Rhapsody in Berserk [1] Number 86: Heroic Champion - Rhongomiant[OCG] [2] Planetellarknight Ptolemaios[OCG] [1] Stellarknight Constellar Diamond [1] Stellarknight Delteros [2] Stellarknight Triverr
Autor: (LightXDark)H. DK5
|
Para quem viu Satellarknight Bridge no Main Deck e estranhou, saiba que não foi nenhum engano, pois finalmente com Ptolemaios ela se tornou mais relevante, fazendo com que a restrição de somente "tellarknight" poderem ser invocados especialmente em quanto o monstro invocado estiver de face para cima no campo não ser muito relevante no jogo, Bridge acelera a vinda de Ptolemaios(com 3 materiais) além dos outros Stellarknight do Extra Deck, e com o Ptolemaios chegando mais rápido e mais fácil ao campo você consegue também trazer mais rápido o Pleiades e principalmente o Cyber Dragon Infinity que vão ditar a velocidade do jogo.
Bom pessoal, por hoje é só, espero que tenham gostado da matéria, provavelmente já perceberam que ainda não sou o Subo, ele esta um pouco atarefado por enquanto, e aproveitando isso eu tinha vindo substitui-lo no HCNC novamente. Críticas, sugestões, dúvidas e elogios nos comentários, obrigado por tudo.
Que estranho, nenhum comentário ainda... enfim, vc acha que usar o infinity é mais viavel em decks de swarm rank 4 ou em um deck cydra mais focado pra ele?
ResponderExcluirGostei muito da materia amo os tella
ResponderExcluir@Renan, em Decks de Swarm Rank 4 usar Ptolemaios + Cyber Dragon Infinity é mais uma Tech, sem falar que é desperdiçou de Extra Deck usar mais de um Infinity, sendo que até o Extra Deck mais simples costuma ficar lotado facilmente, então acho que se o seu objetivo é trazer o Infinity com mais facilidade é melhor usar Decks Cyber focados nisso, um exemplo é o chamado "Cyber Style" que já apareceu algumas vezes no OCG, a Build usa outras coisas comum em Decks Cyber Dragon, mas no geral ela foca numa invocação mais fácil do Cyber Dragon Infinity. Vou te passar o seguinte link onde você pode encontrar uma Decklist de "Cyber Style" e entender um pouco da base que no geral nem é tão diferente de uma Decklist comum: http://ygorganization.com/ocg-03102015-japan-decklists/
ResponderExcluir@Alex, vlw cara, fico feliz em ter feito algo produtivo hoje xD
@Emerson, quanto a deck cyber eu ja entendo, é que não estou familiarizado a jogar com decks de swarm rank 4, por isso minha dúvida, mas obrigado mesmo assim
ResponderExcluirPleiades não vale a pena. Três monstros pra um pleiades com apenas 1 material é o maior desperdício de monstro. Faz logo a porra do Triverr que é 15416506516 de vezes melhor. Sério mesmo, muito arriscado e extremamente inefetivo fazer Pleiades e o custo beneficio é totalmente bugado. Fazer ele no turno do oponente pra "assustar" até vai, mas ainda sim é extremamente inefetivo e previsível.
ResponderExcluirPra mim as únicas opções realmente compensadores são: Outer God Azathoth e Cyber Dragon Nova/Infinity. Azathoth é um Skill Drain exclusivo do seu oponente que graças ao efeito do Planet pode ser feito para acabar com o turno inteiro do oponente, independente dele tirar o Azathoth ou não do campo, o que compensa bem mais do que o "Pleiadesu-kawai" que só vai voltar uma cartinha se o oponente for retardado. O Infinity dispensa comentários, mas ele realmente compensa, embora sua presença no Side Deck seja pesada por demandar dois por 1.
Bem essa é minha opinião, só acho que quem sua o Planet pra fazer Pleiades num deck Satellar tá jogando de Satellar errado.
Quanto a Bridge, o estranho é você falar que é estranho ter ela na Build. Ela é forte e acelera seu jogo quando você sai só com uma porra de Altair na mão, o que acontece mais constantemente do que eu gostaria de admitir. Seria estranho se estivesse usando Stellarnova Wave, Stellarknight Alpha, Hexatellarknight, Satellarknight Capella, Procyon ou Betelgeuse.
Why o mersu n deixou meu comment sobre Ptolemaios ser otimo em Raid Raptors? T_T nway, eh, Ptolemaios eh bem mais util pra trazer o Infinity ou o God (apesar de eu detestar usar ele pra trazer o God, tanto que nem o faço) usar pra Pleiyades eh deixar ele pior '-' se vc rodar M6 ainda n vai conseguir pagar pelo que fez... mas cada um cada né?
ResponderExcluirDerek sou seu fã cara seu post Utopia ficou irado.
ResponderExcluir@Guilherme, olha, sinceramente não vejo tanto desperdício, obviamente que são 3 por 1, mas esse apesar de ser suscetível a ser retirado do campo por uma carta antes de sair do campo, o oponente só vai conseguir fazer o Pleaides não valer a pena retirando ele com uma Spell/Trap, e discordo sobre o oponente só cair no Pleiades se for retardado, se o único meio de tirar ele de lá for por monstros, que outra escolha ele tem? Provavelmente se ele esta disposto a dar a perder um Xyz ou seja o que for, mesmo que tenha sido a "distração" acaba valendo a pena, ele teve que alterar a sua própria jogada para retirar o meu beater do campo, e um Triverr não consegue colocar essa pressão no campo dentro do turno do oponente, já que só ativa quando invocado. Sobre o Azathoth eu não tinha me ligado ainda, mas parece ser mesmo uma boa jogada, mas não concordo que somente por ele existir o Pleiades se torne tão inferiormente relevante na Build, apesar de tudo continua sendo um Pleiades, e o oponente não vai se livrar dele com um peido, é uma carta que vai incomodar, e o fato de ser previsível pouca influência na sua presença no campo, exceto pelas cartas que cada tem na mão, após lançarem as primeiras cartas e os jogadores perceberem contra o que estão jogando a maior parte das coisas se torna bastante previsível.
ResponderExcluirSobre a Bridge, é estranho sim ver ela uma Build Satellar atualmente(TCG), e foi nisso que eu me baseei, no OCG por exemplo, Bridge só começou a ser usada competitivamente com a vinda do Ptolemaios que fez com ela valesse mais a pena por agora terem muitos "targets" no Extra Deck, mas se você olhar o reflexo do "passado" digamos assim que é o TCG sem o Crossed Souls, é extremamente raro você ver uma Satellar Bridge em uma Build, então para quem esta acostumado a jogar no TCG eu jogo que é sim estranho ver uma Satellar Bridge.