Um post diferente pra vocês!
Um dia desses estava navegando pelas páginas da Web quando me deparei com um artigo muito interessante na YGOrganization. Era um post que falava sobre os 14 melhores Decks do Mês de Agosto (até o momento), baseado no seu percentual de vitórias. Li, e achei que seria propício trazer um pouco dessa pesquisa para o Blog, também contanto minha opinião pessoal sobre os Decks, e acrescentando 1 Deck a mais na lista! Salientando que, não necessariamente o primeiro Deck da lista é de fato o "melhor" do mês. Pois, apesar de ter vencido mais Decks, ele pode ter enfrentado Decks inferiores a sua categoria, e consequentemente, vencido.
Lançado como TCG-exclusive na mais nova coleção: Cybernetic Horizon. O Deck "Danger!" chegou para o jogo com um certo hype por parte dos duelistas, principalmente por ser baseados em criptozoologia e por ter uma mecânica de jogo bastante rápida. Até o momento, o hype não foi totalmente justificado, porém, ele já aparece na 15º colocação dos Decks do mês de Agosto. Sua versão pura teve um percentual de vitórias de exatamente 50%, enquanto sua versão com Dark Worlds teve um percentual de vitórias de apenas 42%. Porém, as perspectivas para o Deck são boas, já que, se seguir o padrão, ainda faltam serem lançadas pelo menos 12 monstros e 4 Spells/Traps. O segredo é aguardar o que o futuro reservará para esse Deck.
TOP 20 Cartas de Extra Deck por porcentagem de vitórias
Muito aquém do que já foram, os Burning Abyss ocupam apenas a 14º posição da lista. Lançados originalmente na coleção Duelist Alliance, em 2014, e reprintados algumas vezes depois disso, o Deck Burning Abyss já participou ativamente do Metagame, na época, que para mim, foi a melhor do jogo. Tem uma mecânica de jogo que depende muito do Cemitério, onde seus monstros ativam seus efeitos, e dos mais variados. O Deck já foi usado junto com os Phantom Knights, mas depois acabaram perdendo força, muito por conta da Banlist e da própria Link Summon. Hoje, com o lançamento da Sekka's Light o Deck voltou a ser usado com uma outra característica e ideia, mas ainda não é tudo o que era, e dificilmente será. Teve um percentual de vitória de 58,54%.
Um Deck atemporal e que se adapta a qualquer era do jogo: essa pode ser a definição certa para os Mermails. Lançado originalmente no ano de 2012, esse é um Deck que vem se mantendo consistente. Já foi Meta, e galgou posições mais altas, porém, continua sendo uma dor de cabeça para quem o enfrenta, muito por conta da sua velocidade e variação. Já vi Builds Synchro, Xyz e até de Tribute Summon desse Deck. Hoje, mesmo com os Links, eles não perderam tanta força desde dos últimos formatos e usam uma estratégia que consiste em Invocar o Moulinglacia e o Topologic Gumblar Dragon, para limpar a mão do oponente e deixá-lo com poucos recursos. De acordo com a pesquisa, não foi muito comum jogar Mirror Matches durante os testes, o que reforça mais ainda a força desse Deck, que teve o percentual de 61,25%. Nada mal.
Esse sim é um Deck que foi prejudicado pela Banlist nos moldes mais recentes do jogo. Se tornou meta pouco antes da chegada dos Links, na coleção Pendulum Evolution, no ano de 2017. Por serem Pendulums, muitos players acreditavam que eles perderiam força com a chegada da nova Master Rule para o TCG. Porém, isso se provou ser mentira, e o que aconteceu foi o oposto. O Deck continuava jogando, e foi com a chegada do Heavymetalfoes Electrumite, um Monstro Link que o Deck deslanchou de vez. Cansei de contar as vezes que esse Deck vencia, e ficava em segundo, e em terceiro, e em quarto... quase tudo era Pendulum Magician. Mas a alegria dos seus usuários durou pouco. Com o Astrograph Sorcerer, Double Iris Magician e Performapal Skullcrobat Joker banidos o Deck ficou muito mais frágil, e perdeu bastante espaço. Hoje, a versão mais usada pelos seus Players é um mix com Abyss Actor ou Mythic Beast, e foi isso que ainda conseguiu manter o Deck de pé, com um percentual de 61,29%, praticamente empatado com o Mermail.
Ironicamente, o Deck campeão do mundo ficou somente com o 11º Lugar dessa pesquisa. Trickstar é um Deck particularmente muito amado pela fandom (pelo menos a Brasileira) do jogo. Lançada no ano de 2017, na coleção Code of the Duelist, foi o Deck mais relevante do formato. Com sua mecânica burn, esse Deck limita as ações do seu oponente, causando dano aos seus pontos de vida, de forma pequena, mas que como uma bola de neve, vai aumentando até fazer com que ele perca. Possui muitos buscadores e uma poderosa Trap, que possivelmente serão lembrados pela Banlist. Tem um percentual de vitórias de 64,06%, e provavelmente, ainda aumentará.
Pode parecer uma boa posição, mas não é. True Draco foi um dos Decks mais absurdos que eu vi jogarem. Com um ótimo controle de campo, e podendo Tributar Spells/Traps para Invocar seus monstros, esse Deck passou um longo tempo no Metagame junto com Zoodiac. Para mim, o formato mais chato do jogo. Lançado em 2017, na coleção Maximum Crisis, trouxe consigo um dos monstros mais poderosos do jogo. Master Peace, the True Dracoslaying King. Era inafetado por efeitos de cartas do mesmo tipo as que usadas para seu Tributo e podia destruir cartas no campo, ainda com um poder de fogo de 3000 de ATK. Como se não bastassem seus buscadores que eram buscáveis, uma grande chatice. A Banlist pegou o Deck de jeito, e a cada mês que passa, ele vai perdendo cada vez mais espaço. Sua versão mixada com os Monarcas não consegue manter o Deck de pé, e apesar de ter um percentual de 65,02%, é um Deck que está fadado a cair ainda mais.
Pra mim, uma grande e positiva surpresa. Cyber Dragon ocupa a nona colocação do Rank de Decks do mês. Com suportes recentes lançados na Cybernetic Horizon, a sua velocidade aumentou de forma impressionante. Até fiz um post explicando seus novos combos e mostrando uma Decklist. Se ainda não leu, pode ler clicando aqui. E ainda virão mais suportes nos próximos meses. Para muitos jogadores, esse Deck tem a capacidade de voltar ao Meta depois de muitos anos (a última vez de fato foi em 2005, com um mix de outras máquinas). Hoje seu novo Monstro Link e sua Spell de Invocação e proteção deixaram o Deck muito mais forte, além dos seus novos monstros de efeito de Main Deck. Teve um percentual de 65,38% e tende a aumentar com o passar do tempo.
Na oitava posição temos o Deck mais recente da lista. Sky Striker é um Deck lançado ainda esse ano, na coleção Dark Saviors, e que se assemelha muito aos Spellbooks em relação a jogabilidade. Seu estilo de jogo consiste em deixar a Main Monster Zone vazia e ativar variadas Spell Cards, que variam entre encher o campo com Tokens, ou destruir cartas do oponente, e até mesmo negar efeitos. Possui uma poderosa Link Monster que recicla as Spells do GY, e permite que elas sejam usadas de novo. Por ser um Deck genérico, é muito comum ser usado como Engine de inúmeros outros Decks, mais isso não impede que sua versão pura também seja forte. Tem um percentual de 65,46%, e também tende a aumentar.
Na sétima posição temos um Deck que me agrada bastante: Altergeist. Assim que foi lançado, na coleção Circuit Break, não passava de um Deck comum, e sem nenhuma relevância. Ele era bom, mas muito lento, e não conseguia criar um campo forte. Passaram uns meses, e com a chegada do Altergeist Multifaker, a história do Deck mudou drasticamente, e ele se tornou vice-campeão mundial. Um Deck que trabalha com Trap Cards, e que tem uma natureza anti-meta (já que ele costuma não deixar o oponente jogar). Veio para essa lista com o percentual de 66,11%, e eu acredito que ele ainda tem muito a evoluir.
"As pessoas vão usar esse Deck até não conseguirem mais". Foi com essa frase que a YGOrganization definiu esse Deck. E é a mais pura verdade. A versão mais comum, e teoricamente a mais forte do Deck. Mistura a Engine de dois Decks já citados na lista e cria um só. Não tem como ficar ruim. Um Deck que controla o campo e Invoca poderosos Monstros Links. Ficou com um percentual de 67,43%.
Sempre achei que esse Deck poderia se tornar Meta. Me lembro de quando algumas pessoas riam de mim quando dizia isso. Um Deck extremamente rápido, e que joga quase sozinho. Com praticamente todas as cartas do Deck sendo buscadoras uma das outras, você usa seus recursos necessários em um único turno. Ainda pode, usar o efeito do Isolde para trazer outros monstros Goukis, e descartar a Equip Spell Divine Sword - Phoenix Blade inúmeras vezes para ativar os efeitos de monstros Knightmare. Um Deck que faz de tudo, e que não peca em quase nada, sem dúvida um dos que melhor se adaptou a Engine Knightmare. Tem um percentual de 67,81% e continua a subir.
Dinossauros sempre foram um dos meus tipos de monstro favoritos. Presentes no Meta entre 2016 e 2017 os Dinossauros parecem não ter perdido força. Se adaptaram muito bem ao formato e continuam sendo um problema. Seu estilo de jogo mudou um pouco, e agora não foca tanto no Ultimate Conductor Tyranno, apesar de ainda ser muito poderoso. Com a chegada dos Links eles tentam se aproveitar dos Tokens, e Invocar Link Monsters, abrir zonas e criar um Lockdown com Evolzar Dolkka e Evolzar Laggia, evitando assim todos os Monstros, Spells e Traps do oponente. E fazem isso de uma maneira bastante rápida. Foi o Deck que enfrentou menos Mirror Matches que todos os outros, e ainda se mostrou capaz de conseguir bons resultados. Ficou com um percentual de 67,92%.
Um Deck que não apareceu na lista original, mas que foi inserido por mim. De todos os duelos que fiz com ele (contando só contra Decks Meta) me surpreendi com o resultado. Seu estilo de jogo consiste em ativar cartas Vírus e Tributar monstros do oponente para ativar seus efeitos ou serem Invocados. Ainda tem um campo bastante poderoso que Invoca Tokens pro campo, que auxilia a Link Summon. Decidi colocá-lo na lista, pois consegui surpreendentes 68,74% de aproveitamento usando esse Deck.
De acordo com a pesquisa, é o Deck com mais variações da lista. Pode ser usado com Sky Strikers, World Legacy, Invoked, Brilliant Fusion e mais de 10 outras engines diferentes. Porém a que mais deu resultado foi a junção com Invoked. Não é um Deck que eu goste e nem que costume jogar. Mas, de acordo com a pesquisa, o novo Link Monster dos Mekk-Knights caiu como uma luva no Deck e o ajudou a subir de posição. Foram feitos 180 duelos, e 125 desses foram ganhos. Um percentual de 69,4%.
E o Deck do mês surpreendentemente é Frog! Um Deck que é usado já faz um tempo, e sempre consegue ficar entre os tops. Sua mecânica é bem simples, Invocar Frogs do Cemitério e trazer o Toadally Awesome pro campo, limitando assim as jogadas do seu oponente. Seja com sua versão Paleozoic ou Sky Striker esse Deck foi o que teve mais percentual de vitórias e ficou com o primeiro lugar. Um percentual de 70,85%, o que não é nada mal para um Deck já não tão recente no jogo.
E por fim, a pesquisa ainda mostra quais Decks os 15 primeiros colocados enfrentaram, qual a porcentagem de vitórias de um contra o outro, das Mirror Matches, e também quais foram as cartas mais usadas por ambos os duelistas durante os duelos. Lembrando que aqui, eles colocaram cartas que foram eventualmente usadas (ativadas ou Invocadas) durante os duelos, e não necessariamente dos mesmos Decks que estão no Top 15
TOP 20 Cartas de Main Deck por porcentagem de vitórias
Unexpected Dai
|
86.84%
|
Jizukiru, the Star Destroying Kaiju
|
83.78%
|
The Winged Dragon of Ra – Sphere Mode
|
81.25%
|
Slime Toad
|
78.43%
|
Mind Control
|
78.38%
|
Babycerasaurus
|
77.50%
|
Mekk-Knight Red Moon
|
77.14%
|
Moulinglacia the Elemental Lord
|
75.51%
|
Speedroid Terrortop
|
75%
|
Rescue Rabbit
|
75%
|
Lilith, Lady of Lament
|
75%
|
Gouki Bearhug
|
74.77%
|
Machine Duplication
|
74.58%
|
Ultimate Conductor Tyranno
|
74%
|
Cyber Dragon Drei
|
73.81%
|
Sky Striker Mecha – Eagle Booster
|
71.88%
|
Imperial Order
|
71.72%
|
Crusadia Maximus
|
71.43%
|
Miscellaneousaurus
|
71.43%
|
Sky Striker Maneuver – Jamming Waves!
|
71.12%
|
PSY-Framelord Omega
|
78.69%
|
Borrelsword Dragon
|
77.60%
|
Tri-Gate Wizard
|
77.50%
|
Link Spider
|
74.74%
|
Altergeist Hexstia
|
74.56%
|
Wee Witch’s Apprentice
|
74.19%
|
Firewall Dragon
|
73.65%
|
Summon Sorceress
|
73.07%
|
Underclock Taker
|
73.05%
|
Toadally Awesome
|
72.55%
|
Bahamut Shark
|
72.09%
|
Topologic Trisbaena
|
72%
|
Chimeratech Rampage Dragon
|
71.93%
|
Knightmare Goblin
|
71.66%
|
Decode Talker
|
71.05%
|
Qliphort Genius
|
70.97%
|
Knightmare Unicorn
|
70.88%
|
Linkuriboh
|
70.60%
|
Knightmare Cerberus
|
70.60%
|
Borreload Dragon
|
70.41%
|
50 Cartas mais usadas, em 3000 Matches (6000 Duelos)
Ash Blossom & Joyous Spring
|
1463
|
Sky Striker
Mecha – Hornet Drones
|
945
|
Sky Striker Ace – Kagari
|
922
|
Sky Striker Mobilize – Engage!
|
909
|
Infinite Impermanence
|
885
|
Knightmare Phoenix
|
817
|
Pot of Desires
|
708
|
Linkuriboh
|
683
|
Sky Striker Ace – Shizuku
|
661
|
Terraforming
|
652
|
Called by the Grave
|
701
|
Isolde, Two
Tales of the Noble Knights
|
629
|
Knightmare Goblin
|
598
|
Gouki Suprex
|
611
|
Droll & Lock Bird
|
587
|
Gouki Octostretch
|
567
|
Knightmare Unicorn
|
547
|
Divine Sword – Phoenix Blade
|
558
|
Sky Striker
Mecha – Widow Anchor
|
552
|
Firewall Dragon
|
501
|
Sky Striker Ace – Raye
|
511
|
Gouki Twistcobra
|
500
|
Gouki Headbatt
|
502
|
Knightmare Corruptor Iblee
|
517
|
Gouki Re-Match
|
487
|
Ghost Ogre & Snow Rabbit
|
457
|
Knightmare Mermaid
|
455
|
Sky Striker Ace – Hayate
|
442
|
Twin Twisters
|
463
|
Knightmare Cerberus
|
435
|
Gouki Bearhug
|
387
|
Sky Striker
Mecha Modules – Multirole
|
405
|
Gouki Riscorpio
|
405
|
Altergeist Meluseek
|
429
|
Sky Striker Maneuver –
Afterburners!
|
389
|
Altergeist Multifaker
|
393
|
Sky Striker
Airspace – Area Zero
|
380
|
Summon Sorceress
|
359
|
Altergeist Marionetter
|
392
|
Reinforcement of the Army
|
380
|
Instant Fusion
|
368
|
Junk Forward
|
368
|
Altergeist Silquitous
|
350
|
Rivalry of Warlords
|
377
|
Altergeist Protocol
|
354
|
Neo-Spacian Aqua Dolphin
|
335
|
M-X-Saber Invoker
|
335
|
Evenly Matched
|
317
|
Foolish Burial Goods
|
328
|
Metalfoes Fusion
|
309
|
Melhores Decks por porcentagem de "controle de campo"
Gouki
|
23.13%
|
Sky Striker
|
19.03%
|
Altergeist
|
16.23%
|
Sky Striker Trickstar
|
7.26%
|
True Draco Monarch
|
6.76%
|
Mekk-Knight Invoked
|
6%
|
Frog
|
5.83%
|
Cyber Dragon
|
3.46%
|
Outros Decks Testados
|
12%
|
Confrontos Tier 1 (Percentual de Vitórias) - Sem Mirror Matches
Gouki - 56.14%
Gouki >> Sky Striker
|
57.14%
|
Gouki >> Altergeist
|
53.66%
|
Gouki >> Sky Striker
Trickstar
|
21.43%
|
Gouki >> True Draco Monarch
|
69.23%
|
Gouki >> Mekk-Knight Invoked
|
75.00%
|
Gouki >> Frog
|
50.00%
|
Gouki >> Cyber Dragon
|
72.73%
|
Sky Striker - 36.18%
Sky Striker >> Altergeist
|
46.15%
|
Sky Striker
>> Sky Striker Trickstar
|
33.33%
|
Sky Striker
>> True Draco Monarch
|
66.67%
|
Sky Striker
>> Mekk-Knight Invoked
|
21.87%
|
Sky Striker >> Frog
|
0%
|
Sky Striker >> Cyber Dragon
|
28.57%
|
Altergeist - 69.26%
Altergeist >> Sky Striker Trickstar
|
60.00%
|
Altergeist >> True Draco Monarch
|
79.90%
|
Altergeist >> Mekk-Knight Invoked
|
64.00%
|
Altergeist >> Frog
|
100%
|
Altergeist >> Cyber Dragon
|
100%
|
Sky Striker Trickstar - 38.57%
Sky Striker Trickstar >> True Draco
Monarch
|
40.00%
|
Sky Striker Trickstar >> Mekk-Knight Invoked
|
0%
|
Sky Striker Trickstar >> Frog
|
0%
|
Sky Striker Trickstar >> Cyber Dragon
|
33.33%
|
True Draco Monarch - 43.02%
True Draco Monarch >> Mekk-Knight
Invoked
|
50.00%
|
True Draco Monarch >> Frog
|
66.67%
|
True Draco Monarch >> Cyber Dragon
|
33.33%
|
Mekk-Knight Invoked - 58.01%
Mekk-Knight Invoked >> Frog
|
75.00%
|
Mekk-Knight Invoked > Cyber Dragon
|
50.00%
|
Frog - 44.79%
Frog >> Cyber Dragon
|
100%
|
Cyber Dragon - 41.50%
Bom galera. Por hoje é só isso! Já estava pensando em trazer um post dessa magnitude para o blog fazia bastante tempo. Espero que tenham gostado, e me digam se querem que isso se torne uma série mensal para o blog! Até a próxima!